terça-feira, 13 de abril de 2010

BRT em Las Vegas

A cidade de Las Vegas inaugurou no passado mês de Março um novo Bus Rapid Transit (BRT, sistema de autocarros de alta capacidade e frequência elevada, operado em canal dedicado), designado ACE Gold Line.

Esta linha, com uma extensão de cerca de 17 km, liga o novo centro administrativo (Las Vegas Government Center), a Norte, com a interface de transportes (South Strip Transfer Center), a Sul, atravessando a zona central onde se situam os principais hoteis, casinos e serviços. Está igualmente articulado com duas importantes interfaces de transporte.

A Gold Line, co-financiada pelo programa de recuperação económica norte-americano (ARRAS), tem 16 estações, é operada em autocarros articulados, com motores híbridos, funcionando 24 horas por dia e registando uma frequência superior a 1/10 minutos desde as 09:00 às 24:00 horas.


Este sistema é apresentado com sendo muito semelhanças a um metro ligeiro, dos pontos de vista da capacidade, frequência, velocidade comercial, condições de espera, conforto da viagem.

O tarifário ocasional permite viajar por um período de 2 horas em todo o sistema de transporte, pelo preço de 3 USD. Um passe mensal, por sua vez custa 65 USD.

Está prevista a abertura de uma nova linha BRT no próximo ano (Green Line), com uma de cerca de 25 km e 23 estações.



O sistema de transporte público de Las Vegas é explorado e operado pela RTC (Regional Transportation Commission of Southern Nevada, cf. http://rtcsnv.com), que transporta anualmente 52 milhões de passageiros, valor que, embora tenha crescido 40% desde 2002, revela uma repartição modal que continua muito favorável ao transporte individual, dado que na área servida residem cerca de 2 Milhões de habitantes. A este facto não será alheio o facto de a quase totalidade dos hotéis e resorts disporem de parques de estacionamento gratuito de grande dimensão.