tag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post1962120180335077763..comments2012-08-16T00:40:24.361+01:00Comments on Moving People: O Aeroporto do Porto e a ConcorrênciaJoao Marranahttp://www.blogger.com/profile/13984472053217858199noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-54615830673597203152009-07-13T13:27:46.328+01:002009-07-13T13:27:46.328+01:00Caro João,
Veja então as proporções: 3,5 milhões ...Caro João,<br /><br />Veja então as proporções: 3,5 milhões para 0,5, 1/7, portanto. Portanto Bragança poderia ter cerca de 1/7 das rotas que o Porto tem... Eu apenas estou a propor 1 única rota, nada mais. Nem hub, nem mega-aeroporto, nem outras megalomanias. Uma única rota que teria um efeito económico significativo.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-61891201431201563032009-07-13T12:56:55.610+01:002009-07-13T12:56:55.610+01:00Só um esclarecimento, para evitar polémicas desnec...Só um esclarecimento, para evitar polémicas desnecessárias: quando referi periferia quis significar distância relativamente aos principais mercados. <br />Dando um exemplo para concretizar no que concerne ao transporte aéreo e respectivo hinterland: o aeroporto do Porto, que está numa região periférica relativamente ao centro da Europa, tem, numa área de influência de 100 km, um território em que habitam 3,5 milhões de pessoas; Bragança, para uma mesma distância estimo que tenha cerca de 0,5 milhões.<br />Julgo portanto que não se trata de um clichet, e muito menos de uma hierarquia de valores, mas sim de um critério objectivo que, entre muitos outros, admito poder ser útil numa análise viabilidade .Joao Marranahttps://www.blogger.com/profile/13984472053217858199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-79533182788380691732009-07-13T12:40:39.747+01:002009-07-13T12:40:39.747+01:00Caro José Silva,
Se calhar não estou a ver bem o ...Caro José Silva,<br /><br />Se calhar não estou a ver bem o filme.<br /><br />De facto não estava a equacionar a existência de subsídios à operação de transporte aéreo, pois não é uma situação comum (actualmente não existem subsídios às low-cost no Porto e em Lisboa, o que têm é taxas reduzidas, como todas as novas ligações que surjam)e pode estar em conflito com as regras de concorrência comunitárias.<br /><br />De facto também não estava a dar execssiva importância à área de influência do lado espanhol, porque tinha presente que Zamora (província toda) conta com apenas 200 mil habitantes, o que não é muita gente, e está a distâncias da mesma escala entre Valladolid (1:00), Bragança (1:30) e Leon (1:50).<br /><br />Em todo o caso, longe de mim dizer que não é rentável, pois isso quem poderá saber (ou arriscar)será uma empresa operadora de transporte aéreo. Só entendi oportuno alertar para alguns aspectos que me pareceram sensíveis.Joao Marranahttps://www.blogger.com/profile/13984472053217858199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-47120009015164418442009-07-13T12:29:53.707+01:002009-07-13T12:29:53.707+01:00João o seu conceito de periferia é etnocêntrico. P...João o seu conceito de periferia é etnocêntrico. Periferia face a quê ? Ao Porto, ao litoral, a Lisboa ? Serão estes o centro do mundo ? <br />Bragança não está a 3 horas de Madrid por comboio, mais próximo que o Porto ? E não tem condições para captar trafego especializado, nomeadamente os emigrantes ?<br />O clichê «periférico» é muito distraído.<br /><br /><br />Também não defendo ferrovias inter-rgionais no Nordeste, excepto a revitalização turística e logística da linha do Douro. Acho que se deve apostar em comboios turísticos e metros urbanos. Deve-se também aproveitar a rede rodoviária/IP/AE para criar transporte público inter-regional.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-25177115344954141902009-07-13T12:12:29.528+01:002009-07-13T12:12:29.528+01:00Caro João,
Não está a ver bem o filme !
1. Já li...Caro João,<br /><br />Não está a ver bem o filme !<br /><br />1. Já li em estudos sobre a origem do trafego no ASC e Bragança apesar da distância tinha algum peso.<br /><br />2. O milhão de portugueses em Paris não é todo do Nordeste. Porém é suficiente para gerar trafegos regulares para bragança e a partir de um rentacar abastecer todas as terras do interior Norte e Centro.<br /><br />3. Zamora não tem aeroporto. Valladolid tem Ryanair para 4 cidades mas não para Paris. O AVE passará brevemente 40 km a norte de Bragança. Brevemente também será aberta a ligação a Zamora por Qintanilha.<br /><br />Obviamente que quem percebe da rentabilidade de rotas é a Ryanais. A minha opinião é que a reprodutividade econónmica no Nordeste de um subsídio à Ryanair para criar rota Bragança-Paris é elevada. A oferta gera automaticamente procura. Nenhum emigrante está disposto a vir ao fim de semana à terra se tiver que fazer trajecto de avião + 200 km de estrada subindo e descendo o Marão. O caso já muda de figura se a viagem for mais curta e cómoda.<br /><br />Porque é que a a rota Ryanair a ser duplicada é precisamente Paris ?Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-49285630238678914062009-07-13T12:05:10.244+01:002009-07-13T12:05:10.244+01:00Ainda mais um comentário:
Não tenho a certeza de o...Ainda mais um comentário:<br />Não tenho a certeza de o problema da falta de acessos ser um problema de dimensão abissal. Parece-me que a questão estrutural de Bragança é a sua localização periférica, e, contra isso, as acessibilidades podem amortecer um pouco o problema, mas não alterá-lo.<br />Veja-se que a construção da A4 irá reduzir aí em 15% o tempo de viagem (3 horas para 2,5) ao Porto, o que não é uma diferença abissal. Não significa que não deva ser feita a A4, por razões diversas, desde a redução da sinistralidade ao aumento do tempo de viagem, entre outras.<br /><br />Quanto ao comboio, a minha opinião é mais radical: ter um serviço que não tem procura, que demoraria sempre 5 horas para ligar Bragança ao Porto, teria apenas a vantagem de poder afirmar que existe uma ligação ferroviária mas um custo imenso para efectuar a operação e manter a infra-estrutura. A verdade é que aquela linha tem mais de um século e foi feita quando não havia a concorrência rodoviária. Do meu ponto de vista, hoje a linha poderá talvez vir a ter interesse suburbano mas não inter-regional.Joao Marranahttps://www.blogger.com/profile/13984472053217858199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-48135545102313714242009-07-13T11:55:28.722+01:002009-07-13T11:55:28.722+01:00Caros José e Rui,
Aqui vai a minha opinião quanto...Caros José e Rui,<br /><br />Aqui vai a minha opinião quanto a Bragança: parece-me que tem ainda dois problema estruturais, o primeiro é que julgo não ter ainda um funcionamento muito regular para ligações deste tipo (handling, abastecimento, ...) e o segundo é que tem uma população na área de influencia (catchement area, normalmente considerada como a população residente a uma distância de 2 horas de viagem) bastante menos expressiva, pois está numa região de baixa densidade.<br />Isto não significa que não possa e deva ter ligações aéreas, como aliás já tem, mas talvez seja mais fácil começar com ligações sazonais ou de afretamento (charter).<br /><br />Em todo o caso, porque não as entidades responsáveis (neste csao CMBragança, imagino) contactarem uma low-cost para ver da possibilidade ou dos problemas que e necessário superar?<br /><br />Chamo à atenção para os números: embora exista cerca de 1 milhão de portugueses na região de Paris, nem todos são originários do Nordeste Transmontano.<br /><br />Um abraço<br /><br />João MarranaJoao Marranahttps://www.blogger.com/profile/13984472053217858199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-62600704300668927472009-07-08T18:35:45.906+01:002009-07-08T18:35:45.906+01:00Para além desse milhão que fala ainda há os outros...Para além desse milhão que fala ainda há os outros cujo aeroporto mais proximo é Paris Beauvais.<br /><br />E a verdade é que os emigrantes portugueses em França vem cá mais vezes do que no passado<br /><br />Eu entendo a sua ideia José, mas repare numa coisa, um milhão de nortenhos em Paris, nem todos eles confiam ainda na ryanair e depois nem todos eles têm como aeroporto mais proximo o aeroporto de Bragança.<br /><br />Pelo que entendi o José apostaria numa rota só ao fim de semana?<br /><br />Bem, de qualquer forma há sempre Zamora, mas que também tem Valladolid com aeroporto à beirinha.<br /><br />Não sei, isto também somos nós a conversar, isto iria requerer muitos estudos.<br /><br />O grande mal ali é a falta de acessos...é a A4 que nunca mais lá chega é a ponte da Quintanilha, é a falta de acessos a Sanabria, é o comboio que já não existe...Rui Rochahttps://www.blogger.com/profile/04650592597984523016noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-29785024848693909292009-07-08T16:13:08.044+01:002009-07-08T16:13:08.044+01:00Rui, pense um pouco:
Porque será que é ao fim-de-...Rui, pense um pouco: <br />Porque será que é ao fim-de-semana que a Ryanair tem mais procura ? Será que é nessa altura que há mais turismo ? E acha que o milhão de nortenhos emigrados em Paris não tem 100€ para visitar a casa ou família uma vez por ano para além das férias ?!?!?Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-48919197121753792912009-07-08T14:14:49.806+01:002009-07-08T14:14:49.806+01:00Então já falamos de uma rota sazonal, mas repare, ...Então já falamos de uma rota sazonal, mas repare, será que a entidade que iria gerir o aeroporto de Bragança estaria disposta a abrir as portas só para o verão?<br /><br />De facto a Ryanair tem varias rotas sazonais, mas em aeroportos onde tem outras rotas durante todo o ano, mas ai talvez o Prof João possa responder.<br /><br />Outra coisa: porquê trocar Porto por Bragança? Se Bragança apresentar realmente condições não me parece que seja necessário tirar uma ao Porto.<br /><br />Quanto a mim não se preocupe, não foi nos nove meses que vivi lá que me conseguiram formatar, aliás já não vou lá há quase um ano...Rui Rochahttps://www.blogger.com/profile/04650592597984523016noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-86157526072184664212009-07-08T12:09:51.656+01:002009-07-08T12:09:51.656+01:00Caro Rui,
Você parece que deixou de ser minhoto e...Caro Rui,<br /><br />Você parece que deixou de ser minhoto e passou a ser lisboeta...<br /><br />Como devia saber a população do Norte, sobretudo interior Norte, vai aumentar em 1 milhão de habitantes no próximo mês de Agosto. São os emigrantes que vem cá passar férias.<br /><br />Paris é a maior cidade portuguesa com 1 milhão de habitantes...<br />Não é por acaso que a ryanair começa a duplicação de rotas precisamente por Paris.<br /><br />Portanto, uma rota Bragança-Paris tem procura garantida à partida. <br /><br />Espero que não esteja a ficar com uma visão limitada de Portugal por viver em Lisboa...Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-87940804487787397502009-07-08T12:00:26.185+01:002009-07-08T12:00:26.185+01:00Eu acho que a ryanair não ia nessa. Pelas novas ro...Eu acho que a ryanair não ia nessa. Pelas novas rotas que a ryanair criou no Porto está visto que a empresa não está para correr riscos, apostando apenas em rotas que lhe garantam rentabilidade.<br /><br />Não sei até que ponto Bragança teria condições para a Ryanair. Não basta o aeroporto ser secundário e barato, tem tambem de garantir que os passageiros desembarquem e entrem os seguintes em 25 minutos.<br /><br />Esse é o motivo pelo qual a Ryanair não aterra em Lisboa, por exemploRui Rochahttps://www.blogger.com/profile/04650592597984523016noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-32987173090536529502009-07-08T10:41:33.053+01:002009-07-08T10:41:33.053+01:00Caro João,
Acha viável sugerir à Ryanair transfor...Caro João,<br /><br />Acha viável sugerir à Ryanair transformar a 2ª rota Porto-Paris em Bragança-Paris ?Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.com