tag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post7856932605705765997..comments2012-08-16T00:40:24.361+01:00Comments on Moving People: Alta Velocidade nos EUA e na EuropaJoao Marranahttp://www.blogger.com/profile/13984472053217858199noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-82596568563752614122009-06-30T12:01:22.467+01:002009-06-30T12:01:22.467+01:00Olá Rui,
Muito gosto em ver-te, digo ler-te, por ...Olá Rui,<br /><br />Muito gosto em ver-te, digo ler-te, por aqui.<br />Subscrevo a tua opinião: o facto de se meter a Linha do Norte na saga dos TGV contamina todo o processo.<br />O que é para mim adquirido:<br />a) a linha do norte está saturada;<br />b) a existência de uma ligação em menos de 2:30-2:40 horas entre Porto e Lisboa depende da construção de uma nova linha a orte de Aveiro, pois o canal não é "alargável";<br />c) A oferta de um serviço suburbano Porto-Aveiro cadenciado (intervalos entre passagens relativamente estáveis) exige uma nova linha;<br />Daqui decorre que se torna então necessária uma linha alternativa à Linha do Norte, onde de facto se aplica a máxima do Alqueva: "Construam-me, porra". Já sobre a 3ª ligação em auto-estrada entre Porto e Lisboa a máxima talvez pudesse ser inversa. Que te parece?<br />Mas voltando à linha do Norte: se é necessária uma nova via, então não será de a projectar num patamar tecnológico elevado? Entendo que sim, que deverá se projectada para alta velocidade, ainda que nos próximos 10 anos os comboios andem apenas a 200. <br />è que num horizonte de 100 anos não haverá outro canal e por isso este deve ser projectado com um mínimo de ambição, senão vamos passar a vida a beneficiar a nova linha, o que significa que a circulação estará sempre condicionada pelas obras em curso, isto é, com velocidades baixas e cumprimento de horários mais difícil. Veja-se como esta(va?) a funcionar a Linha do Norte a partir dos anos 90.<br /><br />Sobre quem paga, também podemos falar, mas isto já vai muito longo.<br /><br />Um grande abraço<br />JoãoJoao Marranahttps://www.blogger.com/profile/13984472053217858199noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7328044343150626918.post-7233841178692832732009-06-30T02:11:30.477+01:002009-06-30T02:11:30.477+01:00Caro João Marrana,
As minhas insónias dão-me para...Caro João Marrana,<br /><br />As minhas insónias dão-me para umas viagens pela blogosfera. Acabai por aqui te encontrar. Parabéns pela iniciativa. Espero que continues com o mesmo ânimo. Isto de escrever com regularidade não é fácil. Já tentei e quedei-me por uma média de um “post” por mês.<br /><br />Vamos ao que interessa. Não há nada melhor do que ter um engenheiro a falar de transportes. Nos EUA, na Europa ou em Portugal, que é o mais me interessa, devemos ter as linhas de caminho de ferro que necessitamos. Só devemos começar a falar das que podemos pagar depois disso esclarecido. <br /><br />A minha percepção é a seguinte: a linha do Norte está saturada. Não cabe lá nem mais um suburbano quando mais um Alfa ou um Intercidades. Precisamos urgentemente de uma nova linha Porto-Lisboa. Discutir se é de Alta Velocidade de ou Velocidade Alta ou de outro tipo qualquer só faz com que esta urgência não senha sublinhada. A(s) minha(s) pergunta(s) é(são): não devíamos começar o mais rapidamente possível essa nova linha? Não se devia isolar a questão da necessidade desta linha do plano para o TGV em Portugal? Não devíamos parafrasear o Alqueva com o “façam-me, porra!”?<br /><br />Um abraço.<br /><br />Rui MonteiroRui Monteirohttps://www.blogger.com/profile/15494355179875294865noreply@blogger.com