segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Transport Público: Duplicar a Quota até 2025



A UITP (International Association of Public Transport) publicou recentemente um documento de estratégia para os próximos anos, onde se estabelece uma meta deveras ambiciosa para os transportes públicos: duplicar a quota de mercado do transporte público, à escala mundial, até 2025 (cf. http://www.uitp.org/advocacy/public_transport.cfm).
Esta meta é tanto mais ambiciosa quanto, em muitos países e cidades, de que é exemplo quase toda a América Latina, a quota do transporte público é já maioritária, o que torna matematicamente impossível que esta possa duplicar nessas regiões.

Significa portanto que esta organização coloca a fasquia do desenvolvimento futuro do transporte num nível muito elevado, a qual é, porém, considerada necessária para garantir a sustentabilidade ambiental da mobilidade, já que actualmente os sistemas de transporte são dos maiores contribuintes para as emissões de gases com efeito de estufa (GHG).

Neste documento, a UITP refere um conjunto de estratégias que deverão contribuir de forma decisiva para a referida meta de duplicação da quota do TP, nomeadamente  (tradução minha, relativamente livre):
  • Serviços de transporte ajustados à vida dos cidadãos para que estes optem pelo transporte público;
  • Integração nas políticas urbanas do transporte público
  • Nova cultura de empresarial
  • Ferramentas de gestão da procura.
Trata-se de uma proposta estratégica que, embora ainda possa vir a passar por uma fase de maior concretização, deverá certamente constituir um referencial importante, influenciando as políticas de transporte de muitos países.

Recomendo por isso a leitura do documento.

Sem comentários: