quarta-feira, 19 de maio de 2010

Parque de Estacionamento em Madrid



A tecnologia da armazenagem tem permitido avanços expressivos no domínio dos parques de estacionamento.


Um exemplo curioso, que me foi indicado pelo Eng. António Vasconcelos, refere-se ao parque da Calle O'Donnel em Madrid, com 155 lugares, dotado de um sistema totalmente automatizado, no qual o condutor deixa o veículo numa cabine, procedendo o sistema ao seu armazenamento em grandes estantes verticais no subsolo. Para a recolha do automóvel o processo inverso é igualmente automatizado, com o cliente a identificar o veículo e o sistema a  transporta-lo mecanicamente para a cabina onde poderá ser recolhido.


Naturalmente que a grande vantagem destes sistema será uma utilização mais eficiente do espaço, permitindo o estacionamento de um número superior de automóveis por unidade de volume quando comparado com um parque de estacionamento tradicional, dado o peso muito menor dos espaços de circulação, que nestes sistemas são drasticamente reduzidos. Em contrapartida o inconveniente será certamente o custo associado aos equipamentos electromecânicos e à tecnologia necessários.

Por essa razão a aplicabilidade destes sistemas será necessariamente restrito a zonas urbanos em que a escassez de espaço disponível conduz a preços de terreno bastante elevados.

Para ver o video e apresentação seguir o link http://www.woehr.de/de/projekte/madrid_m710/index.htm

3 comentários:

Nina disse...

Em minha cidade foi construído o primeiro edifício com elevador para carros. O carro fica estacionado no mesmo andar em que você mora. Creio que este será o futuro.

Rodrigo disse...

Em Lisboa existe um parque vertical automático em Alfama com 149 lugares desde o ano de 2005. Não sei se concordo com o futuro que terão estes equipamentos, uma vez que pelo exemplo deste parque, só em 2007 o prejuízo rondou os 150 000 euros para a EMEL. Creio que por desconhecimento generalizado deste parque (incluindo este blog)e pelo elevadissimo custo de cosntruçao e xploração tornam este tipo de parques, não recomendáveis.

guia de mudanças disse...

Muito legal esse tipo de sistema, em Nova York já vi funcionando este sistema em um edificio.