terça-feira, 25 de agosto de 2009

Evolução Recente da Procura de Transporte Pùblico

A procura de transporte público na área do Porto conheceu em 2002 uma inversão da tendência de redução que vinha registando desde há décadas, como se pode ver no gráfico apresentado.
A taxa média de crescimento no período 2003 a 2008 é de 2,8%, valor que é notável e exemplar.


Várias serão certamente os motivos que justificam este crescimento, entre os quais se contam certamente os investimentos nas redes de metro ligeiro, cuja exploração comercial se iniciou em 2003, ferroviária suburbana, profundamente remodelada, e da STCP.

Referi há dias que esta inversão de tendência apresenta algumas semelhanças com a evolução registada em Madrid, após 1986, onde a taxa média de crescimento anual da procura do transporte público foi de 2,6% no período 1986-2007 (a crescer desde há vinte e um!).
Parece-me relevante clarificar que, em minha opinião, existem porém algumas diferenças entre os dois processos, nomeadamente porque a orientação nos primeiros anos em Madrid foi sobretudo para a integração e financiamento dos sistemas focando-se de seguida em planos de investimento muito arrojados, sobretudo na componente de ampliação da rede de metropolitano pesado.

3 comentários:

jc disse...

Qual terá sido o efeito de:

1. introdução do Andante, que, sendo intermodal com transbordos gratuitos, aumenta o número de validações para a mesma viagem?

2. alteração da rede da STCP que, substituindo linhas longas por linhas mais curtas, também aumenta o número de transbordos para a mesma viagem?

Joao Marrana disse...

Caro JC,

Estamos de acordo que sim.

Porém, embora seja mais um feeling e não uma realidade absolutamente demonstrável, diria que o crescimento da procura tem um carácter de tendência estrutural, resultante do volume de investimento no sistema de transportes e uma componente conjuntural decorrente da subida do preço dos combustíveis em 2008.

Um facto me leva a acreditar que existe uma tendência estrutural, é que o crescimento do nº de passageiros ocorreu ainda antes da alteração da rede STCP e mesmo depois da alteração da rede a procura cresceu.

Por outro lado, seria muito desanimador se depois de ter feito um investimento de milhares de milhões de euros na infraestrutura e no material circulante a procura não manifestasse uma tendência de crescimento, ou seja, se não permitisse ao TP captar novos clientes ao TI.

Mas dou-lhe razão de que uma parcela do crescimento poderá ser explicada por essas duas alterações (sistema tarifário e hierarquização das redes).
Interessante seria encontrar uma metodologia para estimar esse efeito :-)

Um abraço

jc disse...

Não me parece conceptualmente complicado, no seguinte sentido.

Nos sistemas de bilhética digital, como o Andante e o novo sistema monomodal da STCP, é possível obter matrizes origem-destino num dado período, tanto de etapas como de viagens. São estas últimas que relevam para esta questão.

Conhecendo as redes anteriores, pode-se definir quantas etapas seriam antes necessárias para cada par OD, e subsequentemente calcular o número de etapas resultante.

Esse número seria comparável com as validações (etapas) efectivamente registado.