sexta-feira, 3 de julho de 2009

Evolução do Peso da Ryanair no Porto

A propósito da notícia ontem publicada sobre a criação de uma base de operações da Ryanair no Porto, julgo pertinente apresentar um gráfico com a evolução do tráfego no Aeroporto Sá Carneiro, bem como do tráfego da referida empresa, no período desde 2 004 até 2 008.

Da observação do mesmo torna-se notória o rápido crescimento do tráfego em ambas as curvas, sendo de destacar que, neste momento, a Ryanair começa a aproximar-se da TAP, em número de passageiros: no ano passado as companhias tiveram 1,1 milhões e 1,8 milhões de passageiros, respectivamente. É provável que este ano a procura da Ryanair se mantenha em 1,1 milhões e que a TAP desça para 1,7 milhões de passageiros.

No conjunto, estas duas companhias representam actualmente quase 2/3 do tráfego de passageiros deste aeroporto (63,8% acumulado até Maio), o que parece revelar alguma tendência de concentração, resultante sobretudo da integração na TAP da Portugália e do crescimento muito rápido da Ryanair.

Apesar disso importa ter presente que as 3ª, 4ª e 5ª maiores companhias a operarem no ASC (EasyJet, Lufthansa e Transavia) tiveram, todas elas, crescimentos nos primeiros 5 meses deste ano, numa conjuntura bastante recessiva.

Sem comentários: