O governador do Estado da Califórnia (37 milhões de habitantes, 414 mil km2) aprovou, no ano passado, o Business Plan (*) para a construção de um sistema ferroviário de alta velocidade (HSR) que, numa primeira fase irá ligar a área metropolitana de Los Angeles à de S. Francisco, numa extensão de cerca de 830 km, atravessando o Central Valley.
Numa segunda fase está prevista a extensão da rede para sul até S. Diego e a contrução de um ramal a norte para servir Sacramento.
A população servida nesta 1ª fase é de cerca de 21 milhões de habitantes, dos quais 12,9 na Área Metropolitana de Los Angeles e 4,2 na S. Francisco. Também relevantes são S. José (1,8 milhões), Fresno (0,9) e Bakersfield (0,8), todas elas com serviço previsto.
O investimento estimado para a 1ª fase do sistema (Los Angeles-S. Francisco) é de 33 mil milhões de USD (23 mil milhões de euros), que deverão ser suportados pelo Estado Federal (12 a 16 biliões de USD), pelo Estado da Califórnia (9 biliões de USD) , pela Administração Local (2 a 3 biliões) e por uma parceria público-privada (6,5 a 7,5 biliões).
Importa referir que se para o financiamento do Estado da California existem algumas garantias de sucesso na sua obtenção, pois já foi efectuado um referendo, no qual a população autorizou a emitisão um empréstimo de 9 biliões de USD, já para o financiamento federal deverão surgir algumas dificuldades, na medida em que todo o programa da Administração Obama para a revitalização de todo o sistema ferroviário inter-cidades nos EUA tem, para já uma dotação prevista de 13 biliões de USD, ou seja, de dimensão idêntica à pretendida pelos californianos.
Um dos argumentos fortes colocados pelo Governo californiano é o de que o crescimento populacional do Estado (50 milhões de ahbitantes estimados para 2030) e da mobilidade obrigará a importantes investimentos nas infra-estruturas de transportes. Assim, este sistema evitará a execução de investimentos de cerca de 100 biliões de USD, nomeadamente na construção de 3000 km de auto-estradas, de 5 novas pistas de aviação e 90 portas de embarque.
Tenha-se presente que, neste momento, Los Angeles tem em serviço 4 aeroportos, o maior dos quais (LAX) tem uma procura de 62 milhões de passageiros.
A estimativa da procura para 2030 é de 55 milhões de viagens, a que corresponderão proveitos de 2,4 biliões de USD por ano e custos operacionais de 1,3 biliões, gerando assim um resultado operacional anual de 1,1 biliões de USD, considerado suficiente para remunerar o financiamento efectuado e para efectuar as necessárias ampliações da rede.
Para a implementação do sistema foi criada a agência governamental California High Speed Rail Authority (www.cahighspeedrail.ca.gov), responsável pela implementação do proecto.
(*) - Ver documento em http://www.cahighspeedrail.ca.gov/images/chsr/20081107134320_CHSRABusinessPlan2008.pdf)
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Schwarzenegger e o TGV (HSR)
Etiquetas:
Alta Velocidade,
EUA,
Investimento Público,
Rede Ferroviária
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário