terça-feira, 9 de junho de 2009

Financiamento do Transporte Publico: An American Story

A leitura da edição 2009 do NTS (National Transportation Statistics, publicado pelo U.S. Department of Transportation, Bureau of Transportation Statistics, disponível em http://www.bts.gov/publications/national_transportation_statistics/pdf/entire.pdf) fez-me lembrar da importância de desmontar o mito, prevalecente na imaginação de muitas pessoas, de que o "transporte público urbano apenas é financiado pelo Estado na Europa".
De facto essa ideia é absolutamente incorrecta, pois o TP é objecto de financiamento público em quase todo o mundo, existindo muito poucas excepções a essa regra.

Para demonstrar esta minha afirmação apresento de seguida o gráfico com a evolução dos proveitos operacionais nas empresa de transporte público urbano nos Estados Unidos da América, reconhecido como um dos países mais orientados para a economia de mercado.

Os valores do gráfico estão expressos em milhões de USDollars, a preços correntes, apresentando uma série de 1990 até 2005 (ver p. 415 do documento referido).

Relevo da leitura deste gráfico:
  • É maior o contributo financeiro da administração pública americana para o transporte público do que os proveitos de bilheteira, ou seja, nas empresas de transporte público urbano americanas os apoios públicos (federais, estatais ou locais) representam mais do que as receitas com as vendas de bilhetes;
  • Depois de uma fase de estabilização dos valores, tem-se assistido desde 1997 a um crescimento rápido dos apoios públicos, ao contrário dos proveitos tarifários que têm vindo a crescer de forma relativamente estável mas menos acelerada.
Resulta do exposto no último parágrafo, que o financiamento público à operação, que em 1997 representava 44% dos proveitos operacionais dos sistemas de transporte público urbano, viu crescer o seu peso para 52% em 2005.

3 comentários:

Luis E Santo disse...

Quem diria!?
Só mesmo em Portugal é que querem que empresas sem apoios possam competir com empresas com apoios.
Moral da História:
Somos muita bons!

Joao Marrana disse...

Pode não ser só isso...
Pode ser também uma repartição modal mais favorável ao transporte privado, ou seja, o transporte público fica menos competitivo...
o que não quer dizer que não sejamos bons :-)

P Lusofonia disse...

Ver utilizador versus contribuinte em http://ppplusofonia.blogspot.com