Os valores encontrados (1) para os indicadores que designei por densidade (quociente entre a extensão da rede e a área territorial) e por intensidade (quociente entre a extensão da rede e a população residente) destas infra-estruturas são interessantes:
- Relativamente às auto-estradas, Portugal, no ando de 2006, assumia o 6º valor mais alto da UE em termos densidade (27,7 km de AE/1000 km2, correspondente a 189% da média da UE) e o 5º maior valor na perspectiva da intensidade (239,7 km / milhão de habitantes, correspondente a 189% da média da UE);
- No tocante à rede ferroviária electrificada, o nosso país, em 2007, colocava-se no 18º lugar em termos de densidade (15,6 km / 1000 km2, correspondente a 62% da média da UE) e em 17º lugar quanto à intensidade (135,1 km / milhão de habitantes, correspondente a 61% da média da UE).
Não tendo neste momento dados disponíveis sobre o investimento conjunto das Estradas de Portugal, ou suas antecessoras, e das concessionárias de auto-estradas, face ao investimento da REFER, anteriormente CP, estou convicto que o investimento feito por esta última é muito inferior ao realizado pelas primeiras.
A dúvida que me assiste é se o momento presente não torna pertinente a necessidade de inflectir esta situação, de modo a reduzir o impacto ambiental da mobilidade e do transporte de mercadorias, já que estes continuam ambos a crescer mas as metas de emissão de gases com efeito de estufa estão fixados.
Como sempre, os comentários são sempre bem-vindos.
(1) - os valores foram calculados com base nos dados constantes dos quadros 1.1, 3.5.1 e 3.5.3 de "EU Energy and Transport in Figures - Statistical Pocketbook 2009", publicado pela DG Energy and Transport da Comissão Europeia
1 comentário:
Julgo que nenhuma das medidas é a mais adequada para uma avaliação da "quantidade" de auto-estradas.
Um exemplo muito simples: os países A e B têm a mesma população e área. O A tem uma densidade populacional homogénea, e o B tem um único centro populacional sendo o resto deserto. Não faz sentido comparar km/pop ou km/área nestes dois países.
Outras medidas que põe Portugal em situações ainda mais vergonhosas:
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/102191.html
procurar a maior cidade SEM auto-estrada, ficamos em 2º
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/124265.html
percentagem da rede viária que é AE: dobro da média europeia
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/76381.html
km de AE por km de ferrovia
3º
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