terça-feira, 16 de junho de 2009
Metro de Sevilha
O metro ligeiro é uma aposta actual da Junta de Andaluzia, estando em construção os sistemas de Cádiz, Granada, Málaga e Sevilha.
Este último, que se designa por Metro de Sevilla (http://www.metrodesevilla.org/), inaugurou a sua primeira linha em Abril deste ano, tendo já transportado mais de 2 milhões de passageiros.
A Linha 1 serve cerca de 170 000 habitantes, que residem a uma distância inferior a 500 metros das estações, e tem uma extensão expressiva (18 km), contando com 22 estações, das quais 15 são subterrâneas.
A frequência máxima oferecida é de 1 veículo/4 minutos e a velocidade comercial de 29 km/h.
Os dados revelados recentemente indicam que a procura observada é de cerca de 37 mil passageiros/dia, o que estará em linha com as estimativas efectuadas, sendo certo, porém, que nestes últimos 2 meses ocorreram as festas da cidade gerando um aumento de tráfego expressivo, registando na época festiva um valor máximo de 167 mil passageiros num só dia.
Em todo o caso, a cumprirem-se as estimativas, esta linha deverá ter 20 milhões de passageiros no ano horizonte do projecto.
A execução da linha 1 decorreu de um concurso público de construção e exploração, realizando-se esta através de uma concessão por 35 anos ao consórcio vencedor, que integra as empresas DRAGADOS (construção), SACYR (construção), GEA21, CAF (material ferroviário) e TUSSAM (empresa rodoviária de Sevilha).
As tarifas aplicadas são relativamente elevadas: de 0,80 € para uma zona (0 saltos) a 1,35 para 3 zonas (2 saltos), tendo o cliente que suportar um custo de 0,64€ a 1,08 por cada transbordo para outros modos de transporte , não havendo tarifas mensais nem anuais, mas apenas um desconto de 10% para quem consumir um valor superior 50€ por mês e de 15% se o consumo exceder 80€.
É de salientar que, também recentemente (Outubro 2007), foi colocado em exploração em Sevilla uma linha de eléctrico rápido, de superfície, designada por Metrocentro, com uma extensão de 1,35 km, com 4 estações, permitindo retirar da parte central da cidade cerca de 2700 autocarros e 15 000 veídulos ligeiros por dia. Esta pequena linha de eléctrico moderno é operada pela empresa municipal TUSSAM (http://www.tussam.es).
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5 comentários:
Caro João.
Apenas uma pergunta: Por acaso andou a estudar no Liceu de Matosinhos?
Saudações Marítimas
José Modesto
www.joseantoniomodesto.blogspot.com
Caro José Modesto,
Não, não estudei em Matosinhos.
Um abraço
João Marrana
Este tipo de soluções ferroviárias são sempre bastante atractivas. No entanto, na minha opinião, quando apresentam um comprimento muito elevado e mais do que uma estação por km, acaba por perder algum interesse.
Então com esse plano tarifário
A propósito do Metro de Sevilla, duas notas:
- é um disparate o "metro de sevilla" e o "metro centro" usarem bilhética distinta, e isto apesar de, num certo troço, um circular sobre o outro - literalmente. A desculpa dada no atendimento ao cliente é de que um e outro são geridos por organismos diferentes, mormente... públicos!
- é triste que um bilhete do "metro centro" (gerido pela TUSSAM) não é compatível com a rede bus da... TUSSAM.
- Nenhum dos "metros" tem bilhética compatível com o serviço de Cercanias da Renfe, com alguma importância na região.
Uma nota positiva, a fechar, e a reflectir o ritmo da cidade: nos dias de semana, o serviço do "metro de sevilla" encerra às 23h; às sextas, sábados e domingos encerra às 02h.
No geral, desiludiu-me a incompetência que assistiu à criação de múltiplos tipos de bilhetes. Podiam ter vindo ao Porto....
Subscrevo a opinião de que o sistema tarifário e de bilhética de Sevilha são um anacronismo, não só no caso referido, mas no geral.
E a principal questão é que "o que nasce torto tarde ou nunca se endireita"...
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