Foi elaborado em 2006 pela TIS um estudo para a RAVE designado "Análise Custo-Benefício das linhas de Alta Velocidade Lisboa Porto e Lisboa-Madrid (...)" que, aplica uma técnica interessante para avaliar qual a procura necessária para tornar o investimento viável do ponto de vista social e económico (cf. http://www.rave.pt/tabid/183/id/94/attachid/0/Default.aspx).
São ali apresentadas conclusões muito interessantes das quais me permito extrair os seguintes aspectos:
- " (...) a procura desviada necessária no primeiro ano de exploração, para obter um VAL positivo no investimento em AV, na ligação Lisboa - Porto é de 4.123.051 passageiros (...). Em anteriores estudos RAVE o tráfego projectado para o início de exploração da linha de AV, entre Lisboa – Porto, era de 4.935.815 passageiros." (idem, página 24, sublinhados meus);
- A mesma metodologia aplicada à ligação Lisboa-Madrid conduz a que a procura desviada necessária no primeiro ano de exploração para obter um VAL positivo é de 6.792.820 (cf página 24 do documento)., embora em " (...) anteriores estudos RAVE o tráfego projectado para o início de exploração da linha de AV, entre Lisboa e Madrid, era de 1.861.562 passageiros processados no troço entre Lisboa e Estação Internacional do Caia" (ibidem, página 25).
Da leitura deste documento ficam-me algumas dúvidas, das quais destaco esta, pois gostaria de receber comentários que ajudem ao meu esclarecimento:
- porque razão começar a rede de alta velocidade pela ligação Lisboa-Madrid se esta estará distante da rentabilidade sócio-económica, ao contrário da ligação Porto-Lisboa?
NB: Copyright da fotografia - Bombardier
4 comentários:
Caro João,
A ligação Lisboa-Porto é mais rentável do que a ligação Lisboa-Madrid porque corresponde a uma necessidade efectiva. A maior rentabilidade vem daí. A ligação Liboa-Madrid corresponde, quanto muito, a uma necessidade potencial. Isto é, admite-se que no futuro uma ligação como essa venha a ter muita razão de ser.
De vez em quando, esquecemo-nos de premissas básicas como esta quando nos envolvemos em estudos económicos. A tecnicidade desses estudos, por vezes, tolda-nos a razão.
Enfim, a prioridade devia ser, como é evidente, a da linha Porto-Lisboa. Eu diria que ela já era prioritária antes de se falar sequer da linha Lisboa-Madrid.
Um abraço.
Rui Monteiro
Caro Rui,
Só agora cheguei de férias e vi o teu comentário.
Subscrevo a tua opinião e traduzo da seguinte forma: uma linha do Norte é uma necessidade, uma nova linha Lisboa-Madrid é um investimento enorme para aproveitar uma expectativa de rentabilidade muito questionável.
Acresce que, uma vez mais, se vai dar prioridade à polarização de Lisboa em vez de contribuir para um melhor ordenamento do território litoral.
Um abraço e boas férias, se for o caso. Senão um bom trabalho.
João
Sobre este assunto sugiro artigo de Rui Rodrigues no maquinistas.org
ERROS ESTRATÉGICOS NA NOVA REDE FERROVIÁRIA
O Governo está a cometer um erro estratégico ao propor uma rede que não vai permitir transportar directamente os contentores do nosso território e portos para à U.E.
O nosso país ficará mais isolado e menos competitivo.
http://maquinistas.org/pdfs_ruirodrigues/rave-conceitos.pdf (duplo clique para ler)
Cumprimentos
Carlos Santos
Sobre este assunto sugiro artigo de Rui Rodrigues no maquinistas.org
ERROS ESTRATÉGICOS NA NOVA REDE FERROVIÁRIA
O Governo está a cometer um erro estratégico ao propor uma rede que não vai permitir transportar directamente os contentores do nosso território e portos para à U.E.
O nosso país ficará mais isolado e menos competitivo.
http://maquinistas.org/pdfs_ruirodrigues/rave-conceitos.pdf (duplo clique para ler)
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